
Celebrações ecumênicas e agnósticas para casamento, você sabe o que são?
Eu te ajudo a entender.
O conceito de ecumenismo vem se modificando e evoluindo ao longo do tempo e já houve uma época em que ele referia-se aos encontros de bispos organizados pela igreja católica romana para discurtir questões doutrinarias ou disciplinares dessa instituição.
Contudo, com o surgimento de várias igrejas cristãs não vinculadas à Roma, o sentido de ecumenismo foi sendo adaptado e passou a designar um movimento mundial que visava reunir periodicamente líderes religiosos de diferentes tradições, com o objetivo comum de pregar a paz entre os povos.
A compreensão do termo seguiu se modernizando e atualmente vemos o adjetivo “ecumênico” sendo amplamente utilizado para denominar qualquer iniciativa local, regional, nacional ou mundial, em que se vise incentivar a cooperação e a tolerância religiosa entre as pessoas, independentemente de qual igreja elas pretençam ou das convicções que possuam.
Em consonância com essa evolução histórica, as cerimônias de casamento também vem se atualizando e hoje muitos noivos e noivas optam por ritos ecumênicos em suas celebrações, ou seja, com procedimentos mais flexíveis que sejam capazes de agregar numa única cerimônia elementos e práticas de diferentes crenças espiritualistas ou religiosas.
Lilian Costa, celebrante profissional
Isso quer dizer que se o casal segue ordens religiosas diferentes, a celebração ecumênica pode considerar as duas visões, sem excluir ou exaltar nenhuma delas.
E o que seria uma celebração agnóstica num casamento?
Agnóstico é um termo que pode ser utilizado para designar a atitude de quem nem concorda, nem discorda das convicções ou da fé de terceiros. O agnóstico reconhece que a razão ainda não pode explicar certos fenômemos, assim, não toma partidos do que seja certo ou errado.
Portanto, celebrações de casamento com foco agnóstico são aquelas cujo discurso e ritos utilizados na cerimônia não mencionam direta ou indiretamente nenhuma linha ou crença religiosa, apoiando-se exclusivamente em uma linguagem universal para representar o amor, a ética e o respeito no campo do matrimônio.
Lilian Costa, celebrante profissional
A união de todos em prol da feliciade dos noivos é, portanto, o único objetivo tanto nas linhas ecumênicas quanto agnósticas.
Um caminho que sinceramente desejo que seja sem volta, afinal, o amor deveria sempre ser o que soma e une as pessoas e não o que as divide, segrega e exclui, concorda?
Um comentário em “Celebrações ecumênicas e agnósticas para casamento. Saiba mais!”