
A Cerimônia do Vinho é uma opção romântica e fácil de fazer em cerimônias de casamento.
Essa bebida através dos séculos tem sido parte da tradição que celebra o vínculo conjugal.
No Judaísmo, o vinho tem um papel muito importante e acompanha não apenas os rituais de casamento, mas também a Páscoa judaica, as cerimônias de circuncisão, os funerais, o início do Sabbath e várias outras ocasiões consideradas sagradas.
No Cristianismo, a bíblia relata que o primeiro do milagre de Jesus foi a mudança da água em vinho, justamente durante uma celebração de casamento.
Já nas celebrações de casamento sob o rito do catolicismo ortodoxo, os noivos são convidados a beber três goles de vinho para simbolar a santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
O simbologia do vinho é tão ampla e positiva, que um ritual com esse elemento pode ser incluído nas celebrações de casamento de diversas formas e para realizar diferentes propósitos. Aqui vou dar apenas alguns exemplos:
No início de uma cerimônia
Incluir o vinho já começo da cerimônia pode ser uma ótima forma de simbolizar a benção dos pais para a criação de uma nova família, representada pela união dos seus filhos. Nesse contexto, fica muito bonito convidar os genitores do casal para brindarem com o vinho diante do altar e assim selarem o pacto de suas famílias. Esse brinde também pode ser feito com água!
Da metade para o final da cerimônia
Sendo introduzida da metade para o final, a cerimônia do vinho pode simbolizar a decisão dos noivos de unirem suas características individuais para criarem a identidade do casal.
Nessa linha, minha sugestão é que seja usada uma taça de vinho branco e outra de tinto de forma a evidenciar as diferenças e também forças naturais que cada um possui. Em seguida, os noivos despejam o seu vinho num recipiente único que formará uma cor suave, representando assim a beleza da união deles como um casal. Esse recipiente poderá ser levado para casa e servirá de recordação do dia do casamento.
Uma outra variação desse ritual é usar uma taça de vinho doce e outra de vinho seco e pedir para que os noivos experimentem cada vinho separadamente e depois juntos. Essa é uma boa forma de demonstrar que numa relação matrimonial é natural haver períodos de alegria e tristeza, de ganhos e perdas, de saúde e doença, mas quando o casal aprende a agir como uma equipe, nem os tempos açucarados enjoam e nem os amargos são insuportáveis.

Associando o vinho a outros rituais
O vinho também é muito bem-vindo para completar a Cerimônia das Cartas de Amor.
Nesse ritual, uma garrafa de vinho é cuidadosamente trancada em uma caixa, juntamente com duas cartas de amor escritas de um par para o outro. O casal então combina uma data futura para lerem essas declarações de amor e brindarem sua união com o vinho que foi guardado por eles.
Bacana, não? Sou suspeita! Acho linda essa cerimônia. Um brinde ao amor!
Um comentário em “Cerimônia do Vinho! Saiba como fazer”