Casamento fora da Igreja: conheça quem deve celebrar do jeito que você quer

O Casamento fora da Igreja pode sim ter um clima de encantamento, ao envolver cenários românticos e repletos de significados para o casal.

Atualmente, a praticidade de realizar a cerimônia e festa no mesmo local e o surgimento dos celebrantes profissionais, que vão aonde os noivos precisam, são fatos a considerar.

À disposição para os que optam por essa nova realidade estão chácaras, sítios, casas, buffets, espaços praianos, campestres, serranos, hotéis e até castelos.

Todos os lugares são sagrados para a sua celebração do amor, concorda?

No que diz respeito ao simbolismo do Casamento, esta afirmação não poderia ser mais verdadeira!

Porém, quando se trata de alinhar o seu desejo pelo rito do Sacramento do Matrimônio, ao mesmo tempo fora do ambiente eclesial, as coisas mudam de figura.

E eu já vou explicar o porquê.

Por enquanto, tão importante quanto o local e estilo do seu Casamento fora da Igreja, é a sua preferência por cunho religioso ou não.

Com certeza isso fará toda diferença na hora de conhecer quem deve abençoar a união, do jeitinho que você quer.

Preparada para as apresentações dos diferentes tipos de celebrante para o seu grande dia?

Diferentes tipos de celebrante para cada rito

Se você pensar no celebrante de Casamento fora da Igreja, vai identificá-lo como uma peça chave que torna possível concretizar os sonhos de todos os noivos.

Então, vamos saber quem são eles e suas particularidades em relação ao cerimonial?

  • Religiosos Consagrados

Aqui se encontram diferentes representantes religiosos, que seguem ritos oficiais pré definidos pela Instituição a qual estão ligados.

Geralmente os Pastores, Reverendos e Dirigentes podem celebrar o Casamento fora da Igreja ou do Templo, se você optar pela consagração religiosa.

No entanto, a flexibilidade no deslocamento para a região do casório vai depender dos protocolos e regras específicas de cada religião, de uma abordagem feita com antecedência e do vínculo entre vocês.

Agora, se você não abre mão de casar com o seu pároco preferido, é de bom tom compreender que ele não tem permissão para exercer o seu ofício fora da Igreja a qual está lotado.

Caso o Padre aceite tal feito, já aviso de antemão não ser uma tarefa fácil, mas ele pode ser um antigo conhecido da família, por exemplo, e mesmo assim, sua benção no Casamento fora da Igreja terá valor simbólico e não sacramentado.

  • Juízes de Paz

São eleitos, conforme lei estadual, para a atribuição principal de oficializar a união civil sem cunho religioso, em cartórios.

Esse agente público é capaz de efetivar o efeito civil no Casamento fora da Igreja.

Repare que o Juiz de Paz, via de regra, não celebra, muito menos confraterniza o seu momento tão esperado, apenas dá um caráter oficial e rápido, certo?

E detalhe: para que o Juiz de Paz saia do seu ambiente de trabalho e cumpra o Casamento fora da Igreja, são cobradas taxas extras, que frequentemente não compensam.

  • Ecumênicos e Agnósticos

Totalmente aptos a produzir o Casamento fora da Igreja são os celebrantes profissionais, como é o meu caso.

Eles podem ser simultaneamente ecumênicos, de orientação religiosa ou agnósticos, sem ligação com religiões e liturgias.

Se os enamorados possuem religiões diferentes, e desejam menções a elas durante a troca de alianças, as celebrações ecumênicas são uma boa pedida.

Já a celebração agnóstica tem um tom mais neutro e dá conta do recado com emoção e foco no trato humanizado aos convidados em todos os contextos, religiosos ou não.

Para quem busca rituais personalizados pela essência do casal e cativantes do início ao fim, são justamente os celebrantes profissionais que desempenham lindamente esse papel.

Lembre-se: dependendo do profissional, ele pode ter habilitação para efeito civil.

Veja o grau de comprometimento desses serviços que eu faço com imenso prazer!

Gostou do conteúdo?

O próximo Casamento fora da Igreja pode ser o seu!

2 comentários em “Casamento fora da Igreja: conheça quem deve celebrar do jeito que você quer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s