O que o filme O Discurso do Rei revela sobre a comunicação para a vida?

Baseado em fatos reais, O Discurso do Rei narra a trajetória de ascensão, persistência e superação do Rei George VI, pai da monarca atual do Reino Unido, a Rainha Elizabeth II.

O filme, vencedor de 4 Oscars e aclamado pela crítica, traz como principal fio condutor a dificuldade que perseguia e limitava as ações do Rei George VI desde a sua infância: a gagueira.

Dá para imaginar um Rei sem o poder da oratória e de conexão com os seus súditos?

O que diria o povo britânico quando mais precisava da voz de comando e acalento do seu líder, em pleno ano de 1936, durante os primeiros passos de Hitler em sua expansão nazista?

Mesmo que você não saiba nada daquela época, certamente compreende o valor do ato comunicativo, que além da fala, envolve a postura, atitude e crença, e faz grande diferença entre o sucesso ou o fracasso, em todos os aspectos da vida.

Felizmente para o prestígio da Família Real, George VI atravessou a Segunda Guerra Mundial e foi um dos Reis mais queridos do seu tempo e símbolo de determinação e coragem, diante de tantos desafios pessoais e nacionais.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a história incrível do Rei George VI e entender a relação do longa O Discurso do Rei com a importância da comunicação para a vida.

Quem era Rei George VI?

Rei George VI

Um fato real e bastante curioso em O Discurso do Rei, é que George VI não era o herdeiro imediato de George V, o seu pai.

Engana-se quem pensa que Bertie, como era chamado George VI por seus familiares, passou sua infância e adolescência predestinado ao trono.

Muito pelo contrário.

Por não ser o primeiro na linha de sucessão real, Bertie viveu como Duque de York, casou com Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon e tiveram duas filhas, com a expectativa de que seu irmão mais velho, o Príncipe Edward, seria o próximo Rei.

Realmente, o Príncipe Edward após a morte do pai, foi nomeado Rei com o título de Edward VIII, mas no mesmo ano, abdicou do trono para casar com uma mulher divorciada, condição impraticável pelas regras políticas e religiosas do Reino Unido.

E você, renunciaria tudo por amor?

É comum iconizarmos a realeza, sem termos noção de quem está por trás da mídia, dos trajes, protocolos, etiquetas e regalias.

As imagens que acompanhamos nas notícias, não alcançam a dimensão das suas personalidades, preferências e particularidades.

Por isso, através da História e obras inspiradas nela, como o filme O Discurso do Rei, temos a possibilidade de embarcar em realidades distintas das nossas e adaptar conhecimentos, o que é bastante transformador.

3 revelações da comunicação para a vida em O Discurso do Rei

Uma história de resiliência como esta, apresentada em O Discurso do Rei, que culminou em 16 anos de coroa inglesa e treinos constantes para vencer a gagueira em seus discursos, motiva qualquer um a enfrentar as suas barreiras da comunicação e seguir em frente.

1 – Apoio profissional

Em O Discurso do Rei, após diversas tentativas por médicos para solucionar o seu distúrbio, somente com a ajuda do fonoaudiólogo Lionel Logue, de métodos nada ortodoxos, o Rei gago se transforma em um dos maiores oradores do seu reinado.

2 – Confiança no treinamento

Um dos toques de humanidade mais encorajadores de O Discurso do Rei é o posicionamento do treinador em se colocar de igual para igual diante do Rei e atuar no desenvolvimento dos seus relacionamentos interpessoais e autoconfiança.

3 – Aliança entre orador e público

Para ser um porta-voz convincente, como em O Discurso do Rei, discurse para a multidão, como se estivesse falando para uma pessoa que acredita em você, de preferência o seu coach, a fim de corresponder às expectativas e credibilidade do público.

Convido você a assistir ao O Discurso do Rei e ganhar fôlego nesta linda jornada que é a comunicação para a vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s