4 Tipos de Profissões relacionadas às cerimônias para você nunca mais se confundir

Você ainda se confunde e não sabe a diferença entre esses 4 tipos de profissões: Celebrante, Cerimonialista, Juiz de Paz e Mestre de Cerimônias?

E como cada um desses profissionais pode agregar à sua cerimônia?

Então continue aqui no Blog 100 Cerimônia, que eu vou esclarecer tudo, tim tim por tim tim.

Ao longo do meu trabalho como Celebrante Profissional e Mestre de Cerimônias, principalmente no início de carreira, eu recebia muitos contatos de clientes que na verdade estavam procurando um Cerimonialista.

Também já aceitei indicação de Cerimonialistas parceiros que acessaram o contato para o ofício de Mestre de Cerimônias.

Embora tenham funções, habilidades e técnicas distintas, esses especialistas são igualmente importantes em uma comemoração e prezam pelo trabalho em equipe.

Se você se identificou com uma dessas clientes que exemplifiquei acima, por favor, não se sinta mal!

A minha intenção é justamente naturalizar essa confusão corriqueira, principalmente para quem não está familiarizado ao mundo dos eventos.

Esse artigo vai te dar as mãos e ajudar a entender sobre esse nicho específico de mercado e os tipos de profissões que se relacionam à ele, para proporcionar a você momentos inesquecíveis.

Vamos juntas?

Fotografia: Andrea Piacquadio

O que são eventos corporativos e sociais?

Com tantas possibilidades e objetivos diferentes, os tipos de profissões que atuam nesse segmento, possibilitam transformar vidas, conectar pessoas, contar novas histórias, compartilhar valores e culturas e estreitar laços.

Só para você ficar a par: segundo a Associação Brasileira de Eventos Corporativos e Sociais (ABRAFESTA), um dos setores que mais movimenta a economia brasileira é o de eventos, podendo gerar bilhões em faturamento e milhões de empregos.

Enquanto os sociais destinam-se, essencialmente, a comemorações mais privadas e marcantes dos anfitriões como: cerimônias e festas de casamento, batizados, festas de 15 anos, bodas de casamento e bailes de formatura.

Os eventos corporativos são realizados por empresas ou instituições, com o objetivo de aumentar o networking, o conhecimento sobre as áreas de estudo e melhorar a experiência profissional dos presentes.

Congressos, workshops, palestras, convenções, inaugurações, feiras comerciais são alguns de seus exemplos.

Já que você se situou sobre a importância desse setor, que tal descobrir as diferenças dos tipos de profissões relacionados à ele?

Basta ler os tópicos seguintes!

Celebrante Profissional

Um dos tipos de profissões mais requisitados nos eventos sociais, o Celebrante de Casamento atua no discurso da celebração do matrimônio, marcando a união entre os noivos, as bodas de casamento, ou a renovação dos votos.

Totalmente apto a produzir e oficializar o Casamento fora da Igreja, se tiver habilitação para efeito civil, como é o meu caso.

Cerimonialista

É um dos tipos de profissões que age nos bastidores, seguindo um roteiro previamente estabelecido pelos envolvidos.

No dia do evento, o Cerimonialista cuida da organização do cerimonial, dos protocolos, das regras de etiqueta e controle dos procedimentos, sendo responsável pela dinâmica da festa.

Além de fiscalizar e coordenar o trabalho dos fornecedores e demais profissionais, para que tudo ocorra conforme o planejado.

Juízes de Paz

Juiz de Paz faz parte dos tipos de profissões de quem foi eleito, conforme lei estadual, para mandato de quatro anos, cuja atribuição principal é oficializar casamentos civis em cartórios, sem cunho religioso e sem celebrar.

Esse agente público é capaz de efetivar o efeito civil, fora da Igreja, porém cobrando taxas extras.

Mestre de Cerimônia

Dos 4 tipos de profissões propostos neste artigo, o Mestre de Cerimônias é um anfitrião oficial tanto de eventos sociais, quanto de corporativos.

Normalmente, ele anuncia pelo microfone os oradores, faz anúncios e entretém a plateia para as atrações programadas, seguindo o rumo esperado da melhor maneira possível.

É o condutor do ritmo do evento, desde sua abertura até o encerramento.

Indispensável, entre esses tipos de profissões, possuir uma excelente voz, dicção, leitura e carisma.

Bom, agora ficou simples diferenciar os tipos de profissões para suas escolhas desejadas!

2 comentários em “4 Tipos de Profissões relacionadas às cerimônias para você nunca mais se confundir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s