Procurando um discurso completo para inspirar sua celebração de casamento?

Neste artigo, trago um discurso de casamento completo para ajudar quem está buscando inspiração para sua celebração.

A composição a seguir é uma amostra baseada numa história real.

Os tempos e movimentos descritos abaixo vão te dar uma boa noção do quão leve, dinâmico e emocionante pode ficar um discurso de casamento que segue um formato mais moderno, não religioso e com o efeito civil, a exemplo do que muitos casais estão preferindo atualmente.

Uma linda cerimônia como essa que você vai ler em instantes, pode ter duração de 30 a 40 minutos, dependendo da forma que o celebrante se expressar e também das pausas que o casal escolher.

Vale lembrar que, no formato exemplificado aqui, o ideal é que o celebrante estude e ensaie seu discurso com antecedência e leve-o escrito apenas como apoio e não para fazer uma leitura sistemática durante a cerimônia.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Divirta-se e inspire-se.

CORTEJO DE ENTRADA (início da cerimônia, com todos de pé)

INTRODUÇÃO (mensagem dirigida aos convidados, com todos já sentados)

Queridos amigos e familiares de NOME e NOME, boa noite (tarde/ dia), sejam bem-vindos.

Estamos aqui reunidos para celebrar o casamento de NOME e NOME e embora o dia seja deles, essa cerimônia também é uma homenagem a vocês que puderam comparecer hoje, afinal, direta ou indiretamente cada um contribuiu para que NOME e NOME vivessem, experimentassem e aprendessem tudo o que precisavam para que, na hora certa, pudessem se encontrar e se reconhecer como o futuro um do outro.

Nosso papel é testemunhar o compromisso que NOME e NOME pretendem assumir publicamente, mas também vamos celebrar com eles o amor que construíram e, acima de tudo, vamos ampará-los na decisão de continuar sua jornada como uma família a partir de hoje.

Por isso, em nome dos noivos, agradeço por aceitarem essa nobre responsabilidade. 

EXPOSIÇÃO AOS NOIVOS (mensagem dirigida ao casal)

A história de vocês não começou agora, mas hoje é um ótimo dia para recordar algumas coisas que o seu amor já conquistou e para vislumbrar as possibilidades que ele ainda pode conquistar nos anos que terão pela frente. 

Estou certa de que desde o dia em que se conheceram até o instante em que decidiram oficializar o casamento, muitas coisas aconteceram, não é mesmo? 

Tiveram suas primeiras descobertas através do toque, do beijo e do abraço. Também viajaram a novos lugares, registraram belas paisagens e exploraram diferentes sabores em suas aventuras a dois. Foram a shows memoráveis. Sentiram o coração bater forte com o pedido de casamento, entre outras experiências marcantes. 

Mas entre cada grande momento vivido, pequenos detalhes também aconteceram, sem os quais a vontade de passar o resto da vida juntos talvez não tivesse sido despertada. 

Entre essas pequenas coisas (que fazem toda diferença) estão a pizza de sábado à noite e também o caldo de cana do domingo de manhã. As piadinhas sem graça durante os almoços de família e também os longos papos-cabeça que viraram a madrugada. As mensagens carinhosas que chegaram no meio de um dia de trabalho e também os convites ousados que foram feitos ao pé do ouvido. O silêncio respeitoso quando um dos dois não estava num bom dia e também o caminhar de mãos dadas até a padaria. 

Ocorre que é justamente a soma desses pequenos momentos corriqueiros, que envolvem parceria, intimidade e amizade, o que acaba se convertendo na maior e melhor experiência que um casal pode ter. 

São eles que abastecem os relacionamentos saudáveis e impulsionam os casais a olharem juntos para o futuro, a traçarem estratégias para resolver problemas e a planejarem os meios para realizar seus sonhos.

Quando esse ponto no relacionamento é alcançado, o casamento se torna uma consequência natural de quem já percebeu que pode ser feliz sozinho, mas que pode ser muito mais realizado, produtivo e alegre se estiver na companhia de quem ama e confia plenamente.

Alguns podem até questionar sobre quão certo vocês estão da decisão de se casar em tempos de tanta incerteza e talvez vocês não saibam explicar de onde vem essa coragem (e está tudo bem em não ter uma resposta clara para isso), pois o amor é assim mesmo: ele existe para ser sentido e vivido e não para ser explicado ou justificado. 

Mas, ainda que cada um sinta e descreva o amor de uma forma pessoal e única, todos somos capazes de reconhecê-lo quando nos deparamos com ele frente a frente, e é exatamente o amor que vejo através de vocês dois aqui hoje.

Não é preciso lembrá-los de que no casamento, assim como na vida, haverá dias de chuva e sol, frio e calor, primavera e outono, escuridão e luz.

Mas se souberem nutrir o sentimento que sentem um pelo outro e se aprenderem a ter respeito, paciência, perseverança e bom humor, vão perceber que o carinho entre vocês vai continuar crescendo e que, no final do dia, se casar foi a melhor decisão que vocês poderiam ter tomado. 

DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO (obrigatória nos casamentos com efeito civil)

NOME, é de livre e espontânea vontade que aceita NOME como sua(seu) esposa(o)?
(Nubente 1 responde: Sim)

NOME, é de livre e espontânea vontade que aceita NOME como seu(sua) esposo(a)?
(Nubente 2 responde: Sim)

TROCA DE VOTOS (são opcionais, ao critério dos noivos)

Chegamos ao momento em que vocês vão dizer seus votos matrimoniais, mas antes gostaria de lembrá-los que dentro do seu casamento nada será mais sagrado do que as promessas e os desejos que vocês falarão hoje. 

Vocês já declararam que estão se casando por livre escolha, portanto, é fundamental que em seus corações e em suas consciências nutram uma vontade sincera de cumprir o que vão prometer um ao outro. 

Ninguém deveria se obrigar a honrar seus votos em função do vínculo legal que se cria com o casamento ou por alguma crença espiritualista ou religiosa. 

A maior motivação para se dedicar a sua companheira e companheiro de vida deve ser o desejo da sua alma em viver um sentimento profundo e verdadeiro, ao lado de uma pessoa que vai te amar com liberdade, te aceitar com seus defeitos e virtudes, que não vai soltar de sua mão nos dias de luta e que vai brindar com você nos dias de glória. 

Se vocês forem capazes de vivenciar seus votos com essa responsabilidade, então, o lar que vão construir a partir de hoje será verdadeiramente um porto seguro, com prosperidade em todas as áreas.

Com isso em mente, NOME, por favor, pode começar a ler os votos que você escreveu.

(Os noivos lerão seus votos)

TROCA DAS ALIANÇAS (elas poderão já estar na mesa de celebração ou poderá haver um cortejo para a entrada das mesmas, conforme o desejo do casal)

Antes da troca das alianças, gostaria de convidar os presentes para demonstrar seu afeto para NOME e NOME. Isso será feito por meio de uma mentalização dos bons sentimentos que vocês desejam encaminhar aos noivos.

Assim, peço, por favor, que fiquemos todos alguns segundos em silêncio para que cada um possa se concentrar e emanar através do seu coração e dos seus pensamentos todo carinho, força e proteção para essa nova família que se forma hoje.

Vocês também noivos, peço que respirem tranquilamente e conectem-se com toda essa boa energia que está sendo direcionada para vocês pelos seus amigos e familiares. Aproveitem para plasmar as conquistas e a felicidade que desejam em seu casamento.

(Fazer alguns segundos de silêncio)

NOME, ao colocar essa aliança no dedo da NOME, por favor, repita comigo:

NOME, com essa aliança selo meu compromisso de amor e fidelidade por você. Ao colocá-la em seu dedo, aceito ser seu parceiro para toda vida e deposito em suas mãos o meu coração e as minhas esperanças. Ao vê-la usando essa aliança me lembrarei dos votos que fizemos hoje e da família que desejamos construir.

NOME, ao colocar essa aliança no dedo do(a) NOME, por favor, repita comigo:

NOME, com essa aliança selo meu compromisso de amor e fidelidade por você. Ao colocá-la em seu dedo, aceito ser sua parceira para toda vida e deposito em suas mãos o meu coração e as minhas esperanças. Ao vê-lo usando essa aliança, me lembrarei dos votos que fizemos hoje e da família que desejamos construir.

EFEITO CIVIL (opcional)

NOME e NOME optaram por realizar o efeito civil do seu casamento durante essa cerimônia, por esse motivo, convido as testemunhas que irão assinar o termo de casamento para virem até a mesa de celebração e peço gentilmente aos demais que permaneçam em silêncio por alguns instantes, enquanto concluímos essa parte obrigatória por lei.

(Leitura das partes obrigatórias do termo de casamento e posterior assinaturas)

ENCERRAMENTO

Pelo poder do amor que os une, com o auxílio dos seus familiares e amigos, e pela autoridade investida a mim, conforme a lei, eu os declaro casados e dou por encerrada essa celebração. Podem se beijar!

CORTEJO DE SAÍDA (encerramento da cerimônia)

Elaborado e adaptado por Lilian Costa, celebrante de casamentos.

E aí? Gostou?

Esse artigo tem o objetivo aquecer o coração de noivos e noivas! Mas, se por acaso você foi convidado para discursar num casamento e quer fazer bonito, eu posso te ajudar. Faça contato: contato@liliancostacelebrante.com.br .

2 comentários em “Procurando um discurso completo para inspirar sua celebração de casamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s