O Fio Vermelho do Destino e Akai Ito

Você já ouviu falar sobre o Fio Vermelho do Destino? E sobre o Akai Ito?

Também conhecido por alguns como o Fio do Casamento, trata-se de uma crença antiga que se espalhou pelo Leste Asiático, originada da mitologia chinesa, onde acredita-se que exista um fio vermelho invisível ao redor do dedo das pessoas que estão predestinadas uma a outra.

O imaginário popular diz que esse cordão mágico pode até embolar, esticar ou amassar, mas nunca vai se romper.

Por isso, as pessoas conectadas pelo fio vermelho do destino um dia vão se encontrar e se reconhecer, independentemente do local ou circunstância, e, a partir desse encontro, vão se conectar, não importa o que tenham vivido antes.

Segundo a tradição original, acredita-se que Xia Lao Yue, um antigo Deus lunar do amor e do casamento, une esses fios no nascimento das pessoas predestinadas e que quanto mais longo for o fio, mais distantes e tristes elas se sentirão até encontrar seu destino.

Essa lenda foi incorporada à cultura japonesa que a chama de Akai Ito.

O Akai Ito aparece em diversos animes, dramas, mangás e filmes.

Existe até uma dramatização com o mesmo nome, que vale a pena assistir! Compartilho abaixo a versão reduzida com legenda em português:

Na versão japonesa, alguns dizem que esse fio invisível é amarrado ao redor do dedo polegar de um e do mindinho do outro, mas há também quem afirme que ele esteja ao redor do mindinho de ambos.

Já na cultura coreana, a versão que prevalece é a de que o cordão esteja mesmo amarrado ao menor dedo dos amantes, talvez pelo fato deste dedo estar de alguma forma conectado ao coração através da artéria ulnar.

A cor vermelha também não é por acaso, uma vez que este é tom predominante nos casamentos tradicionais chineses por trazer boa sorte ao casal.

Somando-se a tudo isso temos as histórias que seguem sendo repassadas de geração em geração, mantendo a tradição viva para esses povos.

Uma delas conta que certo dia um menino caminhava até sua casa quando encontrou um velho, que seria o deus Xia Lao Yue.

O velho então lhe revelou que ele estava ligado a uma menina por um fio vermelho e ainda lhe mostrou a jovem com quem ele um dia iria se casar.

Imaturo, o menino não gostou do que ouviu pois ainda não pensava em se casar e quando encontrou com a menina a quem estava predestinado, a agrediu lançando-lhe uma pedra na direção do rosto.

O menino cresceu mas nunca se apaixonou e, como era de costume da época, seus pais organizaram um casamento para ele.

Na noite de seu casamento, sua esposa o esperava no quarto, com o tradicional véu cobrindo seu rosto.

Quando o agora homem ergueu o véu de sua esposa ele ficou encantado com a beleza que viu, mas percebeu que ela usava um adorno sobre a sobrancelha.

Ele perguntou o motivo dela usar o adorno sendo tão bonita e ela respondeu que havia sido ferida por um menino quando era criança e costumava cobrir sua cicatriz. Nesse momento, o homem confirmou que a profecia de Xia Lao Yue estava certa e pode se retratar com sua amada.

Há ainda uma outra versão que diz que um homem prestes a se casar, recebe de Deus a informação de que sua noiva não é a pessoa certa para ele. O Deus ainda lhe mostra o bebê a quem ele estaria ligado pelo cordão vermelho do destino.

O homem não acreditou e ficou irritado com a revelação e na tentativa de mudar seu destino ele resolveu atear fogo na casa do bebê. Casou-se com a pessoa errada e teve uma vida muito infeliz.

Anos mais tarde o homem conhece uma mulher com marcas pelo corpo e apaixona-se profundamente por ela e descobre que ela sobreviveu a um incêndio em sua casa quando ainda era bebê.

Interessante, não? Se você pesquisar, vai encontrar outras variações igualmente emocionantes para essa lenda. Faça como eu e divirta-se enquanto expande o seu conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s