Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul: tradições e curiosidades

A receita clássica do casamento deriva do verso em inglês: “something old, something new, something borrowed, something blue”.

Esta tradução: “algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul”, se originou no folclore inglês do século 19, na Inglaterra, durante a Era Vitoriana de Lancashire.

E costumava terminar com “e seis pence em seu sapato”, porém foi retirada da versão atual.

Especificamente, cada “algo” descreve os objetos de boa sorte que uma noiva deve incluir em seu traje ou carregar com ela até o altar, no dia do casamento.

Naquela época, eram artifícios bastante comuns para confundir o mau-olhado cujo ímpeto era tornar a noiva estéril.

Segundo a lenda, algo velho oferece proteção para quando o bebê nascer, algo novo transmite otimismo para o futuro, algo emprestado, de preferência de outro casal feliz, proporciona boa sorte e algo azul, como a cor, revela pureza e fidelidade.

Mas, e quanto aos seis pence em seu sapato?

Moeda de prata britânica

Haha! Fique tranquila pois não pretendo te deixar de fora de nenhum destaque dessas ricas crenças e curiosidades que perpassam gerações.

O sixpence, moeda de prata britânica tradicionalmente usada no sapato esquerdo da comprometida no seu grande dia, simboliza riqueza duradoura e atua como proteção contra o mal feito por pretendentes frustrados.

Embora tenha sido desativado no Reino Unido em 1980, as noivas mais exigentes ainda podem obtê-lo, ou usar um centavo do ano em que nasceram ou do ano em que conheceram o seu pretendente.

Você provavelmente já leu a respeito do exemplo histórico do casamento do Príncipe William e Catherine Middleton, que abrilhantaram esta tradição!

Príncipe William e Kate Middleton

Na verdade, nubentes do mundo inteiro têm seguido esses costumes sem medir esforços e sem questionar, há séculos.

E o mais incrível: o uso dos cinco elementos ressaltados na rima é popular em todo o Reino Unido e nos Estados Unidos até hoje!

Mas por que será que algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul é tão idealizado no imaginário coletivo de quem pretende embarcar nessa jornada a dois?

Acompanhe cada significado inspirador nas linhas a seguir!

“Algo Velho” para que te quero?

Na época incluir “algo velho” era uma maneira segura de afastar o mau-olhado e proteger qualquer filho que o casal pudesse ter.

Porém, em uma nota mais alegre e recente, este item representa a continuidade, o vínculo com a família e ancestrais.

E há tantas maneiras legais de incorporar isso na sua cerimônia: usar uma jóia sentimental ou de herança, um véu de noiva ou peça de roupa de um parente mais velho.

A vez do “Algo Novo”

Esta é bem direta: o casal está prestes a entrar em um novo capítulo na vida, então dar esse passo com o pé direito faz todo o sentido.

“Algo Novo” é um amuleto que traz esperança e otimismo para o futuro.

Vamos combinar que esta é uma peça fácil de verificar na lista: seu vestido de noiva, sapatos, lingerie, e quem sabe um mimo do seu noivo?

“Algo emprestado” e agora?

A superstição antiga incitava a noiva a pegar emprestada a roupa de baixo de alguém próximo, com um casamento feliz e filhos saudáveis.

Hoje em dia, “algo emprestado” é sobre homenagear um ente querido ou agarrar-se a algo de valor como um broche ou brincos de pérolas de casamento da sua mãe ou avó, para dar sorte ao dizer “aceito.”

Something Blue – Tradição de Casamento

Bem-vindo “Algo Azul”

Usar “algo azul” costumava ser uma liga íntima posta por baixo do vestido da noiva, também conectado à ideia de desviar aquele lendário mau-olhado.

Embora você não precise mais disso para afastar os espíritos malignos: espalhe flores azul no buquê, escolha uma gravata-borboleta azul para o noivo ou padrinhos, ou ache uma fita azul para dar um charme no seu convite de casamento.

No mais, divirta-se da maneira mais leve e romântica que encontrar com algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul, em seu momento pleno de felicidade!

Um comentário em “Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul: tradições e curiosidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s