Mês das Noivas: conheça a história por trás dessa data e realize o sonho de se casar

Uma das primeiras coisas que você faz ao planejar suas núpcias é escolher qual Mês das Noivas deseja se casar, e com certeza esta será a primeira pergunta feita por sua família e amigos: quando é?

Em termos de planejamento, você não pode fazer muito antes de definir a sua grande data.

O processo de escolha da data do casamento será diferente para cada casal, mas um bom lugar para começar é considerar quanto tempo você precisará para planejar seu dia tão especial.

Reservar pelo menos um ano para planejar seu casamento pode ser útil para a maioria dos casais que se envolvem com cada detalhe, desde paquerar o vestido de noiva, até encontrar o local dos seus sonhos para a recepção.

Por falar nisso, alguns locais são reservados com um ano de antecedência, então antes de oficialmente definir seu coração em um dia específico, veja quais datas estarão disponíveis.

Seja através de datas simbólicas e românticas como aniversários de namoro, o dia que fizeram amor pela primeira vez ou calendários astrológicos e/ou das estações do ano, a sua data marcará para sempre a sua história e a de todos que te amam. 

Aí nem preciso falar que as emoções ficam à flor da pele!

Mas vai com calma, afinal, este artigo é para você se inspirar com o Mês das Noivas, saber a origem dessa tradição em Maio e se programar com prioridade.

Boa leitura!

Bem-vindo a Maio, Mês das Noivas!

Você sabe por que Maio, Mês das Noivas está entre os meses mais concorridos pelas noivas, tanto elas sendo tradicionais ou não?

Existem muitas histórias por trás dessa data, mas nenhuma delas comprova ao certo a origem dessa tradição.

Leremos a seguir, algumas explicações plausíveis sobre esse costume, cultivado por tantos anos.

Mês das Noivas: Idade Média

Banho na Idade Média

Imagina o Mês das Noivas brotando na Idade Média, no Hemisfério Norte, onde a população passava por rigorosos invernos ao longo do ano.

Sendo assim, o primeiro banho do ano geralmente se dava em Maio, mês da primavera, onde os noivos para estarem apresentáveis na hora do casamento, escolhiam essa época do ano para casar.

Portanto, era bem mais provável que todos estivessem mais cheirosos, além de ser o período em que as flores estavam abertas, ou seja, propícias a produção de óleos essenciais para melhor aromatizar.

Outra curiosidade era a principal função do buquê: antes de enfeitar e servir como amuleto da sorte, como é visto hoje, sua real missão era disfarçar odores suspeitos e perfumar a noiva.

Além de ser o momento do ano esperado para todos saírem de casa e contemplarem um casamento ao ar livre, sem preocupação com a mudança climática repentina, que poderia haver nos outros períodos que não fossem o Mês das Noivas.

Mês das Noivas: Igreja Católica

Coroação de Maria de Diego Velázquez

Outra hipótese para Maio ser o Mês das Noivas é a influência da Igreja Católica.

Pensa comigo: para o catolicismo, Maio é o mês que homenageia Maria, a mãe de Jesus Cristo.

Por isso, é associado ao Dia das Mães, símbolo da feminilidade e da celebração da vida.

Como o matrimônio está conectado com a pureza do encontro e construção de uma nova família, nada mais propício do que preferir o Mês das Noivas em Maio, para criar laços de amor.

Mês das Noivas: Estação das flores

Foto por Jill Wellington

Olha o quão maravilhoso é presenciar no Mês das Noivas, o nascimento das flores junto ao nascimento de uma vida a dois!

Essa é uma data muito celebrada nos países do Hemisfério Norte, pois por lá não se vê durante o ano tantas flores, nem temperaturas agradáveis.

Então, quando o mês de Maio aflora, as pessoas o recebem com festividade e, é claro, com muitos casamentos para aproveitar a beleza da natureza.

Como importamos vários hábitos de lá, esse foi um desses casos, já que Maio é outono no Brasil, e também uma estação de poucas chuvas e temperaturas mais amenas.

Desse modo, mesmo que a nossa primavera não seja em Maio, consideramos este como o Mês das Noivas. E para quem pretende dizer sim de 2022 em diante fica a dica: Mês das Noivas é aquela data que te faz vibrar pela sua realização!

Um comentário em “Mês das Noivas: conheça a história por trás dessa data e realize o sonho de se casar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s