Qual o verdadeiro papel dos padrinhos de casamento e como escolhê-los?

O grande dia é um acontecimento tão sublime que, independente do estilo, ritual ou tamanho da cerimônia, todos os detalhes devem ser escolhidos com zelo e carinho, para que seja único e especial para o casal.

E entre tantas decisões importantes, certamente uma das tarefas mais delicadas e também prazerosas é a escolha dos padrinhos de casamento.

Isso porque padrinhos e madrinhas não são selecionados para estarem ao lado dos noivos no altar apenas para cumprirem uma tradição.

Mas, sim, por serem pessoas próximas e queridas que recebem a missão de honra de apoiá-los e garantir o suporte durante o processo de planejamento, preparativos e concretização do matrimônio.

Além da responsabilidade por marcar presença na história dos bons e maus momentos que virão com a vida a dois e adicionar boas pitadas de energia positiva a cada versão.

Diante dessa função tão nobre, é natural que surjam dúvidas sobre como escolhê-los: “posso ter o meu irmão para ser meu padrinho?”, “preciso convidar somente pessoas casadas?”, “tenho que escolher junto a namorada ou esposa do meu melhor amigo para ser minha madrinha?”, são algumas perguntas clássicas.

Nesse contexto, confira agora as principais particularidades que envolvem os padrinhos de casamento!

Fotografia: DG Foto + Filme

Padrinhos de casamento: como surgiu a tradição?

Assim como diversas tradições muito antigas, a verdadeira origem dos padrinhos de casamento varia de acordo com a cultura de uma sociedade.

Uma das versões nasceu na Roma Antiga, onde casais, com a mesma idade dos noivos e trajes semelhantes, subiam ao altar a fim de confundir espíritos malignos que quisessem amaldiçoar a união.

Outra diz que, na Idade Média surgiu a figura do padrinho como um guerreiro de confiança que iria defender o casal contra qualquer tentativa de roubo da noiva, enquanto a madrinha era sua dama de companhia e a ajudava em detalhes como vestido, maquiagem e penteado.

No Brasil, a tradição vem da Igreja Católica com o Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563: com a criação do sacramento do matrimônio e da necessidade de ter testemunhas para a celebração, ou seja, os padrinhos de casamento.

Qual é o real papel dos padrinhos de casamento nos dias de hoje?

Atualmente, os padrinhos de casamento ganharam novos significados e tarefas, mas sua principal função é sempre estar disponível na alegria, tristeza e pressão habitual deste período, para que os nubentes não se sintam tão sobrecarregados.

  • Organizar as festas de despedida de solteiro e chás de lingerie, panela e o que mais decidirem em comum acordo.
  • Participar das provas do vestido de noiva, terno e gravata, sapatos e acessórios.
  • Acompanhar as degustações do buffet, para melhor decisão de cardápio.
  • Chegar com antecedência no local da cerimônia e de preferência assegurar que as famílias e convidados estejam a postos e acomodados.
  • Brindar aos noivos.
  • Fazer um espirituoso discurso na recepção.
  • Agitar a pista de dança até altas horas.
  • Decorar o carro de saída dos recém-casados e/ou o quarto da noite de núpcias.
  • Auxiliar nas malas para a lua-de-mel.

Enfim, essas são algumas atribulações dos padrinhos de casamento para uma lista infinda de possibilidades, totalmente personalizada pelo casal.

Dicas preciosas para escolher os padrinhos de casamento

Os padrinhos de casamento, como vimos acima, são elos de companheirismo e cumplicidade atemporais, logo nunca perdem a sua validade.

Por isso, qualquer motivação que não seja o amor que você nutre por eles, não justifica o convite.

E não existem regras: o seu irmão ou irmã aceitará o compromisso com imenso prazer, se assim desejar, tudo bem separar casais, desde que concordem e se quer um melhor amigo como padrinho, mas não a namorada ou esposa dele como madrinha ou vice-versa, você pode!

Fundamental mesmo é que os padrinhos de casamento façam sentido com o sentimento de profunda realização de vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s