Como prestar homenagem póstuma no casamento?

Há muitas maneiras de prestar homenagem póstuma aos entes queridos durante o dia do casamento.

Sabemos que todo casal quando sonha em se casar, logo visualiza compartilhar a felicidade desse momento tão único e repleto de planos, com todos que amam.

Afinal, ter as famílias e amigos reunidos é o que faz a cerimônia realmente inesquecível, não é verdade?

Mas infelizmente, a vida prega peças e leva pessoas que amamos, às vezes até de forma inesperada, e só nos resta muita saudade e luto eterno.

E esse sentimento sempre aparece mais forte em datas especiais como aniversários, natal e não seria diferente no casamento.

É impossível para quem já perdeu alguém importante não pensar que daria qualquer coisa para desfrutar novamente daquela presença tão querida, pelo menos nesse dia.

Por isso, separamos algumas ideias de homenagem póstuma no casamento, para você honrar aqueles convidados que estarão presentes em espírito.

  • Homenagem Póstuma impressa

Cada história e relacionamento são diferentes e, portanto, incorporar uma homenagem póstuma torna-se algo muito pessoal e significativo, merecendo toda atenção e cuidado direcionados.

Geralmente, as pessoas escrevem ‘in memoriam’, expressão em latim que significa “em memória” ou “em lembrança”, ao lado do nome dos entes queridos falecidos mencionados nos convites e programas do casamento.

Mas vale também escolher frases menos formais e mais carinhosas como “sempre presente”, “para sempre na memória”, “ infinitamente no coração” ou até mesmo usar o próprio símbolo “♥”.

Se a ausência que aperta no peito é do pai e/ou da mãe, não há necessidade de colocá-los convidando, porém é interessante citá-los dessa maneira: “NOIVA E NOIVO, filhos de”.

  • Entrada da noiva

Para realizar uma homenagem póstuma quando se trata de entradas, tudo é possível, desde que no final da caminhada os noivos estejam no altar, de frente para o celebrante.

Muitas vezes, as noivas que perderam o pai optam por entrar acompanhadas de outra figura masculina como avô, tio, padrinho ou irmão e, por que não, de mãos dadas com a própria mãe, como símbolo da estrutura familiar.

Outra alternativa que carrega muita emoção é considerar fazer o caminho até o altar sozinha, levando uma foto emoldurada do pai costurada ao buquê, para experienciá-lo ao seu lado, ao mesmo tempo que acredita que o seu lugar é insubstituível.

https://paulandgracephotography.com
  • Herança sentimental

Um jeito bem específico de prestar homenagem póstuma a um familiar em seu casamento é incluir uma herança de família ao seu conjunto nupcial para agregar valor e sacralidade:

  • Leve o rosário que pertencia a sua avó em torno do buquê;
  • Use uma tiara simbólica intercalada ao penteado;
  • Carregue uma jóia, um amuleto ou medalhão em forma de coração;
  • Inclua mensagens, as iniciais e amostra da renda do vestido de noiva da sua eterna mãezinha, ao seu;
  • Honre a memória do seu avô com um lenço, gravata e abotoadura preferidos dele.

Enfim, esses são alguns exemplos de “algo emprestado”, facilmente adaptável ao visual de casamento dos noivos e estimado a ser reaproveitado por gerações futuras.

  • Discursos, brindes e músicas especiais

Acrescentar discursos, brindes e músicas especiais em homenagem póstuma aos seus familiares durante o jantar de ensaio, cerimônia e recepção, sempre comove.

Que tal recitar o poema favorito da pessoa, fazer um breve tributo na hora do discurso, revelar uma mensagem agradável, brindar e agradecer em seu nome?

Mais uma opção é pedir para que o celebrante de casamento faça as honras durante a cerimônia, podendo dedicar um período respeitoso de silêncio.

Muitos casais ainda decidem deixar as respectivas cadeiras reservadas com uma foto, artigo pessoal, arranjo de flores ou simplesmente vazias, para uma simbólica homenagem póstuma àqueles que não estão mais com eles fisicamente.

O principal é sempre conversar com as famílias e pensar em saudações particulares para recordar da pessoa com estima e gratidão.

De todas as formas e afetos para se compor uma homenagem póstuma, o que envolve, em meio a tantas sensações afloradas, é senti-los em mente e coração.

Um comentário em “Como prestar homenagem póstuma no casamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s