Votos de Casamento: 4 métodos para destravar e se dar bem

A visão sobre casamentos e votos de casamento evoluiu com o passar dos anos: os casais vêm optando por casar mais tarde, em lugares não necessariamente religiosos, onde as celebrações são oficializadas não apenas por um membro religioso, mas por um celebrante profissional, por exemplo.

Além disso, surgiram estilos com maior criatividade e simplicidade como o intimista e boho chic, que viraram tendência e conquistaram o coração de todos.

E fugir do modelo tradicional na hora de escrever os votos, também está se tornando cada dia mais popular.

Isso representa totalmente a personalidade desta nova geração de noivos, que prioriza contar suas histórias únicas de amor através de decorações, temas e promessas para lá de originais.

Compartilho neste artigo, a origem dos votos de casamento e 4 métodos infalíveis, que carinhosamente chamo de “destrava votos”, para você deixar fluir e se dar bem nesse momento tão emocionante da cerimônia.

Noivos: Kátia e Douglas – Fotografia: Leandro Monteiro

A importância dos votos de casamento

Os votos de casamento, em particular, tiveram uma longa jornada.

A palavra voto por si só é definida como “aquele pelo qual uma pessoa é obrigada a um ato, serviço ou condição.”

Inicialmente, noivas e noivos eram casados ​​somente para ajudar a sustentar a vida de ambas as famílias.

Pode parecer loucura, mas já ouviu falar de um núcleo familiar pagando um animal, um dote ou um presente para uma noiva?

Então, os preços das noivas eram decididos antes do casamento e os “votos” eram essencialmente os termos legais com os quais ambas as famílias concordavam.

Mais tarde, os votos foram usados ​​durante as cerimônias religiosas para unir legalmente um casal e dar um significado religioso à troca de alianças.

Assim, ao longo dos tempos, culturas e religiões formaram suas próprias regras e tradições, e os votos de casamento hoje são incríveis misturas de convenções e preferências pessoais.

4 métodos para votos de casamento inesquecíveis

Cada cerimônia é o coração do casamento que pulsa o mais belo momento: quando os noivos declaram publicamente seus votos de casamento.

Quer decida escrever seus próprios votos ou seguir as mesmas palavras que seus pais e avós trocaram, esse registro ficará com você e familiares, para sempre!

Ainda tem dúvidas em como fazer e o que dizer nessa hora?

Vem comigo!

Noivos: Jéssika e Felipe – Fotografia: Deko Lune
  1. Não siga receitas prontas

Como vimos, a forma de realizar votos de casamento vem se flexibilizando por séculos, e desde que você abrace a responsabilidade que envolve sua decisão, como dizer isso será o menor dos problemas.

Se sentir vontade de rimar, rime, de cantar, cante, mas se achar que não cabe palavras, não se obrigue, pois ao oferecer uma aliança, pedir em casamento e aceitar, os votos já foram feitos.

  1. Quebre o gelo

Outra dica de ouro para quem deseja arrasar nos votos de casamento é abrir o discurso quebrando o gelo para ganhar confiança.

Não vá direto para o que escreveu: primeiro respire fundo, olhe bem para o seu (sua) amado (a) e admire como ele (ela) está lindo (a) de noivo (a).

Também dê uma rápida olhada nos convidados e se for preciso, desabafe algo como “vish, estou mais nervosa (o) do que achei que estaria!”

Vai por mim, esse rápido reconhecimento de território faz com que você se acalme, se concentre melhor e ainda ganhe a simpatia de todos!

  1. Reconheça e agradeça

Mais uma sugestão é aproveitar os votos de casamento para reconhecer e agradecer os motivos que te levaram até o altar: ressalte o que aquela pessoa na sua frente tem de especial e como ele (a) te inspira e te ajuda a acreditar que construir uma família ao seu lado é a melhor decisão que poderia tomar.

Lilian Costa – Celebrante Profissional

E não se esqueça que o amor se revela nos detalhes da convivência, por isso, evite frases prontas, ou palavras que não são do seu vocabulário.

  1. Comprometa-se de verdade

As promessas são a essência dos votos de casamento e é justamente essa parte que muitos evitam.

Afinal, como prometer amor “até que a morte nos separe” sabendo que na prática nem tudo é tão simples assim?

O melhor mesmo é não arriscar dizer algo que não possa cumprir, certo?

Com sabedoria, as palavras que vão usar em seus votos de casamento, brotarão do coração e do grande sonho de vivenciar essa união.

Só não vale achar que um casamento longo e cheio de satisfação virá sem esforço e dedicação.

Gostou? Qual método você mais se identificou? Conte-me nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s