Cerimônia de Casamento: 2 rituais de unidade que irão tirar os seus pés do chão

Há muitas maneiras de tornar a cerimônia de casamento especial, desde a entrada triunfante da noiva até a hora emocionante dos votos.

Mas se você está procurando uma maneira sincera de personalizar a parte formal do seu grande dia, considere compor um ritual de unidade para honrar os laços de união como um casal.

É comum incluí-lo depois de fazer os votos e antes da troca de alianças, porém, a escolha do momento oportuno dependerá da sua intenção.

Na verdade, quanto mais moderno e pessoal for o seu ritual, melhor, e os convidados sempre se lembrarão com apreço como você e seu amor homenagearam essa parceria.

Alguns deles, eu tenho certeza que você já viu e também estão expostos aqui em: Cerimônia de Casamento.

E outros ainda podem ser desconhecidos para você: existem os espirituais e enraizados em tradições religiosas, e os demais nasceram dos ancestrais, culturas ou pela criatividade.

Neste artigo, convido você a conhecer mais dois rituais de unidade e suas histórias, para dar uma ideia da simbologia que eles têm.

Cerimônia do vinho

Se alguém mencionar uma cerimônia de casamento do vinho, você pode imaginar os tradicionais brindes dos pais do casal, diante do altar, para abençoar a unidade da nova família.

Sim, essa é uma ótima opção para dar abertura e valorizar a cultura milenar do vinho, tão presente em casamentos e outras celebrações sagradas, desde os seus primeiros registros no Egito, Grécia Antiga e Roma.

Essencialmente, o ritual se completa ao misturar vinhos tinto e branco para particularizar suas diferenças e entregas, simbolizando assim, a construção de uma identidade e vínculo conjuntos.

Fotografia: DG Foto e Filme

Quer saber o resultado, depois que os noivos esvaziam suas taças individuais de vinho em um recipiente compartilhado: a combinação de um rosa delicado, a ser saboreado como um chamado para o desfrutar da vida a dois.

Certos recém-casados consomem o vinho durante a cerimônia de casamento, enquanto os demais, deixam-no como decoração e muitas vezes preferem mais garrafas do mesmo, para selá-las em uma caixa própria para vinhos, na esperança de ser aberta em uma futura comemoração das bodas.

Cerimônia do lava-pés

A cerimônia do lava-pés, como símbolo de humildade e serviço, tem feito parte de muitas tradições de fé durante séculos, e fundamenta um relacionamento em igualdade e cuidados para com o próximo.

E agregá-la à sua cerimônia de casamento, só irá aprofundar e dignificar ainda mais o compromisso ao longo da jornada de casados, e eu já vou explicar porquê.

A prática do lava-pés era originalmente um ato de hospitalidade nas casas palestinas, realizado por um servo ou pela esposa do anfitrião, para convidados que andavam por longos caminhos em estradas empoeiradas.

Mas o que mais remete à nossa memória coletiva é o amor altruísta de Jesus, que lavou os pés dos Doze Apóstolos na Última Ceia, na noite anterior à sua Crucificação.

Por isso, a Igreja Católica Romana introduziu o costume em toda Quinta-feira Santa da Semana Santa, que precede a Páscoa.

Vamos agora aos itens necessários para incorporar com elegância esse ritual de unidade? Cadeira para sentar, tigela para lavar os pés, jarra para reter água e toalhas para secar os pés.

Fotografia: Pinterest

Finalmente, peça ao seu celebrante da cerimônia de casamento para dar uma breve e clara explicação sobre o rito do lava-pés mútuo, para que todos os amigos e familiares saibam exatamente o que está por vir.

Na minha opinião, também é necessário ter uma música planejada tocando, para envolver os participantes, enquanto os noivos entram em estado de comunhão, prece e ternura.

Seja qual for o seu estilo de noiva, certamente há uma cerimônia de casamento exclusiva para você!

Basta abrir o seu coração para esses rituais de unidade, (que pretendo divulgar mais em breve!), e sentir qual faz tirar os seus pés do chão, de tanta sincronicidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s