Pajens e Daminhas: tire suas dúvidas para incluir os pequenos na cerimônia

O momento da entrada dos pajens e daminhas, em que o fofurômetro da cerimônia dispara, causa suspiros de amor e olhares de ternura vivenciados pelos presentes.

Afinal de contas, quem é que resiste ao encanto e espontaneidade das crianças?

Porém, você já parou para pensar sobre a origem e o motivo para eles estarem no casamento e serem tão zelados pela maioria dos casais mais tradicionais?

Há várias histórias, desde os tempos antigos, envolvendo a participação dos pequenos durante o cortejo, embora não se saiba ao certo quando isso virou uma tradição.

Acreditava-se que não só para representar a pureza da infância dos noivos e de seus futuros filhos, e incluir um clima de mais alegria, leveza e paz no casório.

Mas, por incrível que pareça, para espantar os maus espíritos que confundia-os com os nubentes, principalmente pelos seus trajes e acessórios semelhantes.

Dessa forma, sendo superstição ou não, os pajens e daminhas sempre garantiram a proteção aos recém-casados, junto com o depósito de boas energias.

Então, aproveite neste artigo tudo o que você precisa saber para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto.

Vamos lá?

Pajens e Daminhas no casamento

Antes de mais nada é importante ter em mente que os pajens e daminhas, mesmo atuando em uma função tão importante, são apenas crianças e precisam ser tratadas como tal, para que sintam-se à vontade, confortáveis e tranquilas.

  • Como escolher?

Para montar um cortejo tão lindo quanto organizado é preciso um planejamento que englobe os noivos, os pais das crianças e, claro, os próprios pajens e daminhas, não estipulando uma quantidade exata, desde que as escolhas façam sentido.

Sendo assim, prefira escolher casais mirins cujos pais tenham bastante afinidade e proximidade com vocês, sem necessariamente precisar ter grau de parentesco, como: sobrinhos, afilhados, filhos de amigos, etc.

  • Qual é a idade ideal?

Não há regras em relação às idades dos pajens e daminhas, contando que entendam um pouquinho o contexto, ensaiam, ou assistam aos vídeos de outros pequenos fazendo os mesmos passos, pois serão o centro das atenções de todos os convidados.

Uma boa alternativa é fazer com que uma criança pequenininha entre na companhia de uma mais velha, para que possa se sentir mais segura e menos imprevisível com a situação.

  • Quais são as funções?

Além da mais aguardada entrada com as alianças, os pajens e daminhas podem fugir do tradicional e exercer diferenciadas funções na cerimônia de casamento. São elas:

  • Mini buquês: a entrada das daminhas com mini buquês, quem sabe até com miniaturas do buquê da noiva, fica um charme!
  • Plaquinhas: as plaquinhas promovem descontração entre os convidados e algumas podem anunciar a entrada da noiva ou fazer algum comentário carinhoso referente ao casal.
  • Pétalas: outra opção belíssima é uma ou mais crianças entrarem com uma cesta cheia de pétalas para que joguem no caminho até ao altar, antes da entrada da noiva.
  • Com que roupinhas eles vão?

Simples assim: vista seus pajens e daminhas como crianças, sem muitos adereços, peças extravagantes, desconfortáveis e maquiagens.

O indicado é que as meninas estejam com vestidos fluidos, contudo não tão longos, para evitar tropeços e os sapatinhos ficarem à mostra, além dos acessórios na cabeça, como coroa de flores, tiaras e laços.

Para os meninos, eles podem usar ternos, calças ou bermudas com suspensórios, gravatas normais ou borboletas.

Tudo vai depender da sintonia com a proposta e estilo do casamento!

  • Quem paga pelos trajes?

A princípio, é de bom tom que os noivos paguem pelos trajes dos pajens e daminhas, afinal, o convite é deles.

No entanto, não é fator obrigatório, podendo ser combinado que os próprios pais se ofereçam para custear, como forma de ajudar os noivos.

E aí, deu para se inspirar e tirar suas dúvidas a respeito dos pajens e daminhas na cerimônia?

Agora é a hora de definir e convidar aqueles pequenos que farão toda diferença no seu grande dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s