5 passos para negociar a proposta comercial com fornecedores de casamento

Planejar um casamento, desde a sua logística, proposta comercial e disputa com uma infinidade de fornecedores, para tornar o seu grande dia inesquecível, não é tarefa fácil, mesmo que seja extremamente empolgante.

Quem sabe esta pode ser a sua primeira vez e lançar uma ampla rede é uma boa pedida, ao invés de apenas enviar as propostas para um par de escolhas principais.

O ideal, de fato, é que você tenha feito algumas pesquisas preliminares e sinta quais fornecedores se alinham de forma realista em seu orçamento e expectativas.

Para tal feito, já que cada empresa tem um estilo de comunicação específico, você precisa ter seus desejos, necessidades e limitações bem definidos até transmiti- los na proposta comercial.

Afinal, realizar sua experiência de planejamento, com interações positivas, lindos e eficazes produtos e serviços e sem custos adicionais, é o que você espera de todo coração.

Então, se está na marcha de negociar com fornecedores potenciais de casamento, estas dicas serão muito úteis para você!

Fotografia: Jopwell – Pexels

O que é uma proposta comercial?

Vamos deixar algo muito claro: uma proposta comercial é basicamente um documento formal que inclui os vários detalhes do que um casal deseja de um local e fornecedores.

Ainda em sua forma mais simples, confira abaixo as informações que não podem faltar em sua solicitação:

  • Data do casamento: inclua a data de casamento escolhida;
  • Horários: especifique as horas do dia nas quais você precisará dos produtos e/ou serviços do fornecedor;
  • Orçamento: ofereça um orçamento ou uma faixa de preço próxima, antecipadamente. Pois sem saber nada sobre o seu gasto desejado, o fornecedor terá dificuldade em fazer uma proposta bem combinada.
  • Convidados e espaço: especifique o número de convidados, nem que seja uma estimativa aproximada e as dinâmicas de espaço;
  • Particularidades: insira o nível de exigência e particularidades pretendidos que cada fornecedor alcance;
  • Cronograma: estipule prazos de quando as respectivas propostas devem ser devolvidas a você e vice-versa, bem como outros intervalos de datas para reuniões, provas, degustações e visitas ao local da cerimônia.

Embora isso possa parecer senso comum, sempre há abertura para melhorar a eficiência do processo, ao preencher com personalidade e transparência a sua proposta comercial.

Quer ficar por dentro de como contratar os melhores locais para o seu casamento, celebrantes, cerimonialistas, serviços de alimentação, de entretenimento, fotógrafos, floristas, maquiadores, designers de cabelos, e muito mais?

Desse modo, você está no lugar certo!

  • Passo um: meio de contato

Atualmente, existem muitos meios de comunicação para você trocar com o profissional antes de divulgar a sua proposta comercial, como o inbox do Instagram, Facebook, Website ou Blog.

Mas nada é tão rápido e certeiro quanto o WhatsApp, logo, valorize essa ferramenta e deixe as primeiras impressões guiá-la (a).

  • Passo dois: resposta formal

Ainda que tenha feito chamadas de voz ou vídeo, no caso de um pedido de orçamento, por exemplo, peça ao profissional que formalize a proposta comercial por escrito, incluindo as descrições da prestação de serviços, além da forma de pagamento, dos eventuais descontos ou custos de deslocamento.

  • Passo três: cumprimento de prazo

Caso você tenha ficado interessada (o) no orçamento, busque dar retorno dentro do prazo previsto na proposta comercial, pois muitos profissionais têm alta procura e não podem “segurar datas” indefinidamente.

  • Passo quatro: leitura obrigatória

Não assine nenhuma proposta comercial que não tenha lido completamente.

Se um fornecedor lhe envia um contrato, não importa por quanto tempo ou quão rápido tudo possa parecer, é essencial analisar cada elemento e não hesitar em fazer perguntas, se algo fugir do seu entendimento.

  • Passo cinco: agradecimento bem-vindo

Mesmo que você esteja com pressa ou que não tenha se identificado com a proposta comercial, ou ainda que o valor do orçamento esteja muito fora da sua realidade, busque ser gentil no seu contato, e não se esqueça de agradecer pela dedicação e atenção de quem te atendeu.

Isso sempre gera simpatia e espalha amor!

Depois da sua proposta comercial para jogo e escolha de uma equipe potencial, só resta confiar nos talentos, visões e resultados deles, deixando-os criar, junto com você, o casamento dos seus sonhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s