O Poder do Hábito: comece o ano com as energias renovadas

Nada mais próspero para começar um ano do que apostar em O Poder do Hábito e seu potencial para a transformação.

Sabe aquele desejo do coração de tentar mudar um hábito ruim e acreditar que determinada mudança desencadeará em algo muito positivo?

Então confie: tudo será novo se você se fizer novo!

E longe de ser um papo de autoajuda, cabe aqui dar todos os créditos para a neurociência e a compreensão de que nossos cérebros procuram sempre maneiras de se esforçar menos e automatizar rotinas para economizar energia.

Assim, para um feliz você novo de novo e quantas vezes forem necessárias, entender como os hábitos funcionam se faz crucial, pois nos dá maior controle sobre nós mesmos e nossas vidas pessoais e profissionais.

Confira agora neste artigo sobre O Poder do Hábito, como renovar as energias criando novos hábitos e os impactos que eles trazem no dia-a-dia.

O que é O Poder do Hábito?

Escolhi compartilhar as lições do livro O Poder do Hábito para grandes aspirações em 2022 não foi à toa: baseado em centenas de estudos acadêmicos, entrevistas com cientistas e executivos, e de pesquisas realizadas em várias empresas.

Logo, o autor Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times e ganhador do Prêmio Pulitzer, tão bem define os hábitos como escolhas que nós fazemos com intenção, nas quais paramos de pensar depois, mas continuamos fazendo.

CLIQUE NA IMAGEM PARA COMPRAR

E é claro, até pararmos de fazê-las e o nosso comportamento tornar-se automático e constante, o que é uma consequência natural da nossa neurologia.

Só que a virada do momento de o Poder do Hábito é você saber reconstruir esses padrões do jeito que você quiser, através do chamado “loop do hábito” e suas três chaves mestras, segundo Charles Duhigg:

  • Gatilho: quando algo acontece, o cérebro capta esse gatilho como um impulso para entrar no modo automático e escolher como usá-lo na rotina.
  • Rotina: uma maneira comum que respondemos em ações físicas, emocionais ou mentais, automaticamente acionadas pelo gatilho.
  • Recompensa: no instante que um estímulo positivo ocorre, o cérebro recebe uma informação que ele funciona bem e deve ser armazenado.

Essa dinâmica cerebral projetada em O Poder do Hábito resulta em uma vontade de realizar uma ação repetidas vezes de forma inconsciente, garantindo a possibilidade de adaptar, alterar e construir novas rotinas.

5 impactos do livro O Poder do Hábito

Dispondo de valiosos ensinamentos para mudar comportamentos, seja em relacionamentos, na alimentação, no trabalho, entre outros, quem ainda não leu a obra O Poder do Hábito, acompanhe suas impressões a seguir:

  1. O Poder do Hábito depende da força de vontade: a força de vontade é o ingrediente essencial para mudar hábitos, portanto praticá-la para o sucesso tem mais impacto do que a inteligência.
  1. Hábitos dizem muito sobre você: não importa qual hábito você precise abandonar, todos eles podem ser substituídos por outros excelentes, desde que queira e se esforce para tal.
  1. Cada vitória tem um impacto positivo: para cada vez que você vencer um hábito ruim, criando um bom, permita-se um presente: uma declaração de amor, um final de semana de folga ou até mesmo uma pausa para assistir aos filmes e séries.
  1. O Poder do Hábito positivo gera um outro: como o cérebro precisa de recompensas, acreditar que você é capaz de mudar estende-se para mais setores da sua vida aprimorados em um comportamento permanente.
  1. Toda mudança em grupo fica mais fácil: quando as pessoas juntam-se a grupos e experiências afins, fortalecem suas capacidades de acreditar em si mesmas, igualmente o potencial para que a mudança realmente ocorra.

Por fim, recomendo a leitura na íntegra de O Poder do Hábito como ponto de partida para transformar a sua vida.

Eu sei que às vezes a mudança leva um bom tempo e exige uma série de experimentos e fracassos.

Mas lembre-se: você torna-se melhor naquilo que repete constantemente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s