14 de fevereiro, Dia de São Valentim ou Valentine’s Day

O dia 14 de fevereiro é o dia de São Valentim, data em que muitos países comemoram o Dia dos Namorados ou o Valentine’s Day, como é mais conhecido.

Mas você sabe quem foi São Valentim e de onde surgiu a celebração dessa data? Isso ainda é um mistério a ser desvendado.

Existem muitas lendas sobre o assunto e entre as mais reproduzidas há uma que diz que Valentim foi um sacerdote que serviu durante o século III, em Roma.

São Valentim batizando Santa Lucila – Obra atribuída ao pintor Jacopo Bassano 1575

Na época dele, o imperador Claudius teria decidido tornar ilegal o casamento de jovens porque descobriu que os homens solteiros eram melhores soldados do que os casados.

Percebendo a injustiça, Valentim desafiou o imperador e continuou a realizar em segredo o casamento de jovens apaixonados, o que teria lhe custado a vida, tornando-se um mártir a partir de sua morte, em 14 de fevereiro de 269 d.C., aproximadamente.

A história de São Valentim se popularizou e ele acabou se tornando um santo associado ao romance.

Contudo, nem todos os historiadores concordam com essa versão.

Há uma linha de pesquisadores que defende que a igreja cristã decidiu propositalmente criar essa data no meio do mês de fevereiro, em um esforço de “cristianizar” a celebração da festa pagã da Lupercália.
Lupercalia – Obra de Andrea Camassei 1635

A Lupercália foi um festival que acontecia anualmente na cidade de Roma entre os dias 13 e 15 de fevereiro e tinha como objetivo afastar os maus espíritos e purificar a cidade, liberando saúde e fertilidade para as mulheres romanas e também para a terra.

Seja como for, a tradição que prevalece até a atualidade é de que fevereiro é um mês de puro amor!

Inclusive, nos países da América do Norte, as declarações de afeto, troca de cartões ou presentinhos não se limitam aos amantes, incluindo também os amigos, parentes, professores, entre outros.

Ou seja, nesses países, o “Valentine’s Day” vale para todos relacionamentos onde exista admiração e respeito mútuos, um costume diferente do que vemos no Dia dos Namorados, no Brasil, onde a comemoração é quase sempre restrita ao casal.

Quando morei no Canadá, fiquei especialmente encantada de ver o bonito incentivo que educadores dão às crianças para que, no Dia de São Valentim, presenteiem com cartões feitos à mão as pessoas que eles amam e também as que, de alguma forma, facilitam com carinho o seu dia-a-dia, como os motoristas do transporte público, as cozinheiras da cantina, a(o)s faxineira(o)s da escola e os próprios colegas de sala de aula.

Um gesto muito amoroso, não acha?

Fica a dica e a inspiração para que possamos ver com novos olhos essa celebração de amor que acontece no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s