
Outubro e novembro são época de Ação de Graças, o famoso Thanksgiving, em inglês, e apesar de não ser uma tradição celebrada no Brasil, eu particularmente simpatizo com esse momento do ano.
Acho interessante a forma de gratidão e apreciação que essa data traz para as pessoas que a celebram.
Historicamente, o Dia de Ação de Graças tem cunho religioso.
Em resumo, era um período em que alguns camponeses do hemisfério norte reuniam suas famílias ao redor de uma mesa farta para agradecer a Deus pelas colheitas da lavoura, que garantiriam um inverno mais tranquilo.
Mas, assim como outros costumes culturais, o sentido do Thanksgiving vem sendo adaptado conforme a evolução das sociedades.
Atualmente, a época de dizer obrigado já não está tão associada à religião, mas segue firme e forte no sentido de agradecimento pelas “colheitas da vida”, em especial, do ano que está terminando.
Nesse sentido, mais do que se encontrar para comer deliciosamente, o Dia de Ação de Graças tem valorizado o estar presente para acolher, ouvir e compartilhar afeto com as pessoas que amamos.

Por esse sentido tão especial, nos locais em que celebram o Thanksgiving, essa data acaba sendo muito esperada durante o ano.
Inclusive, não é incomum haver pedidos de desculpas, tentativas de reconciliação e até pedidos de casamento nessa época!

Afinal, as pessoas aproveitam o clima favorável para relatar sentimentos íntimos ou experiências importantes, seja porque envolveram um sonho realizado, um desafio superado, um aprendizado adquirido ou qualquer outro significado positivo.
É certo que alguns já tem o hábito de fazer essa reflexão na base diária, mas que sensível poder ter um dia inteiro no ano só para esse fim, não acha?
Imagine a quantidade de boas vibrações que estão navegando gratuitamente pelo mundo na época de Ação de Graças, em que milhares estão expressando gratidão!
Por isso, minha dica é simples: peguemos carona nessa good vibe também!

Aproveito para seguir meu próprio conselho e deixar registrado o meu brinde as minhas colheitas de 2022! Que ano singular!
A saúde vacilou, mas não faltou e a força interior se multiplicou.
Lindas flores embelezaram minha casa e teve também muita chuva para deixar os reservatórios de água bem cheinhos.
Mas confesso que esse ano o que fez total diferença para mim foi a coragem!
Fui capaz de enfrentar alguns receios e usar minha liberdade de pensar, escolher e agir para mudar e trabalhar menos e produzir muito mais do que no ano passado e isso foi incrível!!!!
A família deu algumas dores de cabeça, mas que família não dá? O importante é que estamos finalizando mais um ano unidos, saudáveis e cheios de esperança no que está por vir.
Os poucos, porém, grandes amigos também estiveram lá, como sempre, presentes nos muitos cafés da tarde.
E meu doce companheiro de vida seguiu me apoiando em todas minhas loucuras e me amando de maneira tão pura.
Agraciada também fui e ainda sou pelas parcerias de negócio e pelos maravilhosos noivos e noivas que tive a honra de celebrar e com quem pude aprender mais sobre o amor e sobre o amar!
Impossível não reconhecer o quanto tenho a agradecer. Eu poderia seguir escrevendo parágrafos a fio!
Mas, e você? Pelo o que é grato nessa época de Ação de Graças?
Reflita e tenha uma feliz colheita, afinal, ela acontece todos os dias.
Happy Thanksgiving!