Cerimônia de Casamento: descubra qual ritual de unidade toca mais o seu coração

Os rituais de unidade são uma ótima maneira de adicionar uma camada extra de romance e significado à sua cerimônia de casamento antes ou logo depois de trocar alianças e votos.

A maioria deles tem por objetivo representar a união de duas pessoas em uma família, por isso são conhecidos como “de unidade”, ou seja, da qualidade de se tornar um, indivisível.

Muitos desses ritos são baseados em tradições seculares de casamento, nos costumes e práticas de alguns povos ou regiões e também na sabedoria dos nossos ancestrais.

Mas o que realmente tem motivado muitos noivos a optarem por um rito de unidade em suas núpcias é a chance de sair da repetição tradicional e criar algo mais pessoal e personalizado, usando elementos que já fazem parte da intimidade do casal.

Outra razão para o sucesso dessas cerimônias, é a chance de usar símbolos mais ecumênicos ou agnósticos para traduzir todo amor e respeito, evitando rótulos religiosos na celebração.

E para dar clareza e valor a cada cerimônia de casamento, aqui está uma lista exemplificativa de ritos de unidade.

Confira um por um, na leitura deste artigo!

Rito das Velas

Fotografia: Pinterest

Essa é a cerimônia de casamento mais popular entre os pombinhos. Nesse caso, duas velas pequenas são colocadas ao lado de uma vela maior, os noivos pegam cada um uma pequena vela acesa e, juntos, acendem a vela grande do meio.

Isso simboliza duas chamas se tornando uma, assim como suas vidas agora.

Para simbolizar duas famílias se unificando, muitas vezes a mãe da noiva acende a vela da noiva e a mãe do noivo faz o mesmo com sua vela, expressando aos seus entes queridos suas bênçãos.

Ritual das Areias

Fotografia: Cri Art

A cerimônia de casamento das areias é muito frequente em um casamento fora da Igreja, por exemplo, na praia.

Os nubentes têm frascos de areia, geralmente de cores diferentes, que são colocados juntos em um recipiente de vidro maior.

Diz-se que uma vez que a areia é derramada e combinada em camadas como um grande mosaico, nunca pode ser separada novamente, assim como a integridade do casamento que não pode ser quebrada.

Cerimônia do Plantio da Árvore

Fotografia: Deko Lune

Aí está uma opção ecológica para uma cerimônia de casamento de unidade!

Perfeito para uma festividade ao ar livre, seja na praia, em um jardim ou no campo, é realizada da seguinte maneira:

Coloque no altar uma muda da árvore duradoura da preferência do casal, plantada num vaso.

Deixe também no local, dois vasinhos menores com terra adubada e um regador com água.

Ao sinal do celebrante de casamento, durante uma música ou leitura específica, os noivos devem pegar seus vasinhos de terra, despejá-los no vaso que contém a muda e em seguida, a planta deve ser regada simultaneamente.

Após a cerimônia de casamento, essa árvore deverá ser plantada na nova casa dos recém-casados, para que através dos seus cuidados diários simbolize a criação de raízes, longevidade e a força do amor que os uniu.

Ritual da União das Mãos (Handfasting)

Fotografia: Deko Lune

A cerimônia de casamento handfasting é um antigo ritual celta no qual as mãos são amarradas para identificar a conexão de duas vidas.

Embora seja mais continuamente incluído nas cerimônias wiccanas ou pagãs, ele se tornou mais comum e aparece em votos e leituras religiosas e seculares.

Depois que os noivos declaram seus juramentos, as mãos do casal são entrelaçadas com uma corda, formando um símbolo do infinito, em representação de unidade, compromisso e continuidade.

Esperançosamente, desejo que essa lista possa guiar na direção que se adapte melhor ao estilo do casal, pois há sempre uma cerimônia de casamento que toca mais o seu coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s